Dez estudantes da área de saúde (medicina, enfermagem e biomedicina) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), liderados pelo professor e médico Yrani Salomão, participam, de 8 a 12 de julho, do 27º Congresso Brasileiro de Cirurgia, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Integrantes da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (Late-Uesc), eles apresentarão 18 trabalhos sobre trauma, sendo quatro como temas livres e 14 no formato pôsteres. 

Nesses trabalhos estão sendo abordados casos de doenças traumáticas provocadas por acidentes automobilísticos, queimaduras, armas de fogo, traumas em adultos, crianças e idosos, os torácicos e outros. O trauma é a segunda causa de morte no Brasil e a primeira entre os indivíduos de 11 a 40 anos de idade, além de responsável pelo grande número de vítimas com seqüelas. 

A Liga de Trauma da Uesc  tem 46 estagiários alunos, sendo 28 do curso de Medicina, sete de Enfermagem, três de Biomedicina e oito monitores estudantes de Medicina. Eles participam de reuniões semanais e de plantões de seis horas por semana, no Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, com o qual a Universidade mantém convênio. Foi a primeira Liga de Trauma e Emergência a ser criada na Bahia e uma das primeiras do Norte/Nordeste do País.

Dentre outras ações, a Liga contribui para a formação médica, voltada para a cirurgia do trauma e emergência, tornando-se referência em educação, ciência e extensão para as patologias que envolvam o atendimento de emergência e trauma no Estado da Bahia.