Da Assembléia Legislativa, onde tomou posse, o governador Jaques Wagner (PT) seguiu para o prédio da Governadoria, sendo recepcionado pelo ex-governador Paulo Souto (PFL) para fazer a transmissão de cargo. Essa foi a primeira vez, desde 1987, que um governador passa o cargo para um sucessor de oposição.A solenidade começou por volta das 10h30.

Souto iniciou seu discurso dizendo da honra em estar transmitindo o cargo, principalmente por ter realizando um processo de transição tranqüilo, possibilitando condições para o novo governo funcionar em plena normalidade. “Hoje estamos coroando um momento histórico. Mesmo com diferenças partidárias, conceituais, e até mesmo ideológicas, fomos capazes de exercitar todas essas contradições buscando realizar os interesses da Bahia. Tenho convicção que é isso que o povo baiano deseja”.

Paulo Souto desejou felicidade ao novo governante, extensiva a sua família, e que possa realizar a frente do Governo do Estado um trabalho profícuo e importante  em beneficio dos baianos. “Ao transmitir esse cargo, quero desejar a vossa excelência e a sua equipe que tenham um trabalho que satisfaça a expectativa do povo baiano. Desejo de todo o coração e tenho certeza de que esse também é o sentimento de toda a população. Boa sorte e um bom governo’’.

O ex-governador, fez questão de agradecer à sua equipe de governo. “Só foi possível realizar um bom governo, tendo em vista que durante esses quatro anos nenhum deles me faltou’’, agradeceu Souto.

Logo depois falou o novo governador, Jaques Wagner. Em sua primeira fala Wagner dedicou as palavras iniciais ao ex-governador Paulo Souto por ter possibilitado a execução de todas as fases desde a transição ate a transmissão do cargo. ‘Esse momento não teria acontecido se não fosse pelo seu exemplo de caráter, dignidade, formação, índole e espírito publico democrático. Tenho dito isso publicamente que toda a transição só foi possível frente à altivez de democrata que o senhor teve ao aceitar o resultado das eleições de primeiro de outubro’’.

Wagner relembrou a primeira vez em que esteve na Governadoria durante sua passagem pelo Governo Federal, inclusive da surpresa e da emoção de alguns ao verem um membro da oposição ao lado do governador do estado. ‘’Estávamos nós assinando protocolos de parceria dos Governos Federal e Estadual, assim como manda a democracia. Jamais imaginaríamos que estaria aqui pela segunda vez para a transmissão de cargo’’.

O governador ressaltou que a Bahia e os baianos, de oposição ou de governo, reconheceram o seu comportamento. “Acredito que ambos estão dando um grande exemplo para aqueles que não entenderam ainda que a democracia exige a convivência dos contrários e dos diferentes. Estamos dando uma lição para todos aqueles que carregam no seu coração e na sua mente a intolerância e a tentativa de aniquilar o diferente. Claro que numa posição mais confortável, nesse momento, por ter sido vencedor das eleições, quero dividir com Vossa Excelência esse momento ímpar que a Bahia está vivendo e que terá um novo governador um admirador, pela postura que teve durante a condução desse processo, virando uma página na História’’.

Wagner falou também que hoje começa uma nova caminhada e um grande desafio de construir uma Bahia maior, mais justa e mais forte democraticamente. “Sei que durante esses quatro anos não deu tempo de fazer tudo, também porque ninguém faz tudo em quatro anos, mas que alguns passos foram dados durante esse período que esteve à frente do governo. Aquilo que considerar estar num bom caminho será preservado ou e melhorado. Aquilo que considerar que deve ser modificado, será modificado. Eu e minha equipe trabalharemos muito para fazer, que me permita, melhor do que o senhor fez, porque essa é a exigência do povo’’, conclui o seu discurso.