O trecho na Serra do Marçal da rodovia BA-263, que liga as cidades de Vitória da Conquista e Ilhéus, será interditado sábado (3) para que seja recuperado. Um muro de contenção caiu, provocando instabilidade no local, passagem obrigatória dos motoristas da região Centro-Oeste rumo ao litoral Sul da Bahia.

O prazo para a conclusão dos serviços, que terá um investimento de R$ 5 milhões, é de seis meses. “Esta estrada foi construída no final da década de 50 e se encontra em situação precárias há 15 anos. A última intervenção feita (exatamente este muro de contenção que caiu), pela gestão anterior, no trecho foi em 2004, apesar do projeto da obra estar pronto desde 93 e nunca ter sido executado”, explica o secretário de Infra-Estrutura do Estado, Antônio Carlos Batista Neves.

Como algumas medidas já vinham sendo implementadas pelo Governo do Estado para facilitar a recuperação do trecho – como placas de sinalização para informar a ação e opções de desvio –, o juiz substituto da 2ª Vara Cível da Comarca de Conquista, Marcelo Luiz Santos Freitas, revogou liminar em ação civil pública requerida pelo Ministério Público do Estado contra o Derba (Departamento de Infra-estrutura de Transporte) e determinou a imediata reabertura do trecho.

No despacho do juiz foi determinado o prazo de dez dias para que o Derba tome “as medidas necessárias e proceda à completa interdição do trecho de 6 km da Serra do Marçal. Entretanto, já estava programada para sábado uma inspeção técnica do governador Jaques Wagner e o secretário Batista Neves, para autorizar o início da execução das obras de recuperação.

Os motoristas terão quatro opções para desvio. Duas terão condições para a passagem de veículos pesados: via Jequié, Ubaitaba, Uruçuca e Ilhéus, ou via Poções, Nova Canaã, Ponto do Astério, Ibicaraí, Itabuna e Ilhéus. E para veículos leves, as opções são via Barra do Choça e Caatiba ou via Encruzilhada e Beira do Largo. A recuperação definitiva da região da Serra do Marçal implica intervenção numa extensão de 6 quilômetros, incluída no Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias, que contará com recursos do Banco Mundial (Bird).