Serão abertas, a partir do próximo dia 12, as inscrições para o curso de extensão Técnicas para o Diagnóstico das Parasitoses Intestinais, que será oferecido pelo Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Os interessados devem procurar, até 16 de fevereiro, o Protocolo Geral da universidade, no térreo do Pavilhão Adonias Filho, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

Para se inscrever, os portadores de certificado de conclusão do ensino médio, auxiliares de laboratório de análises clínicas e acadêmicos da área de saúde devem solicitar o formulário de inscrição específico no laboratório de parasitologia no 2º andar do Pavilhão Manuel Nabuco, recolher a taxa de inscrição no valor de R$ 200 à conta Uesc, no Bradesco, com a identificação obrigatória do depositante e da atividade.

Anexar ao comprovante de pagamento da taxa, o formulário de inscrição preenchido, cópias autenticadas da identidade, de comprovante de matrícula (para os estudantes universitários) e do comprovante de conclusão do ensino médio. Não serão permitidas inscrições por procuração.

Estão sendo oferecidas 20 vagas para portadores de certificado de conclusão do ensino médio, 10 para auxiliares de laboratório de análises clínicas e 10 para universitários da área de saúde, que serão preenchidas por ordem de inscrição. O objetivo do curso é capacitar e qualificar técnicos em exames coproparasitológicos, através do aperfeiçoamento em métodos e técnicas aplicadas ao diagnóstico das parasitoses intestinais.

De acordo com a professora Maria Lena Melo Mariano, coordenadora do curso, o conteúdo teórico tem como finalidade dar embasamento aos alunos quanto a morfologia, biologia, transmissão, epidemiologia, profilaxia e patogenia de protozoários e helmintos; segurança laboratorial; coleta e preservação do material para exames coproparasitológicos e métodos específicos para o diagnóstico de protozoários e helmintos.

Aulas práticas serão ministradas no laboratório através do desenvolvimento de métodos quantitativos e qualitativos, que permitam conhecer as características biológicas dos parasitas e a correta identificação das diversas formas evolutivas, ações essenciais à qualificação técnica dos futuros profissionais.