Um encontro histórico reuniu, hoje (16), em Salvador, reitores e representantes de professores, servidores e estudantes de todas as instituições estaduais de ensino superior da Bahia para um ato em defesa das universidades estaduais. Esta é a primeira vez em que todas as esferas da comunidade acadêmica estarão reunidas para compartilhar suas demandas e apresentar alternativas para contornar suas principais dificuldades.

A presença do secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, reforça a importância do ato, que busca promover novas políticas para valorização das instituições. Uma iniciativa do Fórum de Reitores e de Associações Docentes das Universidades, o ato integrou a aula magna que marca o início do semestre letivo das instituições.

Com o tema Universidades Estaduais Baianas: Crise e Perspectivas, o ato representou uma convocação à comunidade e à Secretária de Educação para assumir suas responsabilidades no processo de transformação das universidades.

O objetivo é ampliar o debate sobre a conjuntura instável das instituições, apresentando um balanço minucioso e transparente da crise instaurada após um processo de expansão desordenada e desvalorização do ensino superior no estado.

Durante o evento, foi apresentado o projeto de Planejamento Estratégico da Uneb. O documento poderá orientar as demais universidades. No planejamento estão definidas as políticas de desenvolvimento para as demandas estruturais da instituição, propondo parcerias com a sociedade civil.