Já está disponível o resultado da Seleção Pública da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para a contratação temporária de agentes penitenciários, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O processo seletivo simplificado foi organizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).  A relação dos candidatos em ordem de classificação e a homologação do resultado final podem ser acessadas no site www.selecaosjcdh.uneb.br.

O resultado também foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição do dia 6 de junho. No total, estão sendo convocados os 120 candidatos mais bem classificados: além dos 19 inicialmente previstos – total de vagas oferecidas –, foram chamados mais 101, para atender a outras vagas que venham a surgir no sistema prisional do estado. São 114 candidatos masculinos e seis femininos.

Os convocados iniciaram hoje (11), às 8h, na Universidade Corporativa do Serviço Público, o curso de capacitação para o cargo. A instituição fica na Rua Cristiano Buys, 177, Avenida Barros Reis, em Salvador. Uma palestra com a secretária estadual da Justiça, Marília Muricy, e o superintendente de Assuntos Penais da SJCDH, Francisco Leite, deu início ao treinamento.

O curso – dividido em três turmas e com carga horária de 91h – será ministrado até o dia 26. Integra o programa uma parte teórica, voltada para a visão do papel do agente dentro do sistema penitenciário, e outra prática, com visitas às unidades do sistema prisional.

A contratação será de dois anos, prorrogável por igual período. O vencimento básico dos agentes penitenciários é de R$ 1.266,02, podendo chegar a R$ 1.310,15 com o auxílio transporte. As provas objetivas, realizadas por 1.126 candidatos, foram elaboradas pela Uneb e aplicadas no dia 27 de maio, no Colégio Central.