A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet – Porto Seguro), realiza o I Congresso Nacional de Educação Superior Indígena: Autonomia e Protagonismo Indígena. O encontro visa discutir e propor modelos de formação superior que respeitem as particularidades culturais dos índios.

O evento é organizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (Dcht) do Campus XVIII, em Eunápolis, e será realizado entre os dias 20 e 22 de março, no Centro de Cultura de Porto Seguro. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 16 de março.

Um dos destaques do seminário é a discussão e apresentação da proposta de criação do Curso de Licenciatura Intercultural para os Povos Indígenas da Bahia, elaborada por líderes indígenas e professores. A criação do curso, segundo os organizadores, visa garantir a formação superior de professores índios e também a transmissão do conhecimento e da cultura indígena entre os povos.

O congresso contará com a participação do secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, do representante do Ministério da Educação (MEC), Kleber Gesteira e Matos, e da representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Helena Fialho. Eles integram a mesa-redonda sobre o acesso e a permanência dos índios nas universidades.

O seminário contará ainda com conferências e debates com professores das principais universidades do país, além de representantes de tribos indígenas. Haverá também uma sessão de comunicação oral, em que serão apresentados e debatidos ensaios, pesquisas e estudos acadêmicos elaborados pelos participantes.  

Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição, que pode ser retirada no site da instituição, e encaminhá-la através do e-mail educacaoindigena@gmail.com ou pelo fax (73) 3261-4089, até o dia 16 de março. O investimento tem o valor de R$10 para estudantes de graduação ou pós-graduação e R$20 para profissionais. O pagamento deverá ser depositado em nome de Gilson de Matos Soares na conta poupança 7536-1 – variação 01, do Banco do Brasil, Agência 2574-7.

As inscrições para a apresentação de trabalhos também já estão abertas e se encerram no dia 16 de fevereiro. Para participar, além da inscrição no seminário, os candidatos deverão encaminhar uma ficha para inscrição do trabalho, com um resumo do projeto.

A comissão organizadora ressalta que o resumo deve estar formatado sob as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e deve conter, no máximo, 1200 caracteres e entre três e cinco palavras-chave. Os critérios para a seleção serão a conceituação teórica e o rigor de análise sobre o tema abordado. É indispensável a presença de pelo menos um dos autores do estudo para a apresentação do trabalho. Mais Informações: pelos telefones (73) 3261-4089 /3281-6155 ou pelo educacaoindigena@gmail.com.