Duas importantes iniciativas de fomento à produção e difusão científica e cultural, o Prêmio Uneb de Pesquisa Professor Alvacir Brito Barbosa e o Concurso de Teses e Dissertações, estão sendo reeditados pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As inscrições nas duas modalidades estão abertas e podem ser feitas até o dia 6 de julho, através do site www.ppg.uneb.br/editais/index.html.

Realizadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), as ações contemplam dois compromissos da Uneb: a produção de pesquisas e iniciativas voltadas para o desenvolvimento social do estado e a socialização do conhecimento produzido.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação, Wilson Mattos, a área de pesquisa é a principal prioridade da atual gestão. “Ao invés de apenas gerir e regulamentar a atividade de pesquisa, adotamos diversos procedimentos de fomento a produção e difusão do conhecimento”, afirma.

Os concursos foram lançados no ano passado, mas foram adiados por razões administrativas e os candidatos inscritos na primeira chamada estão automaticamente inscritos nesta reedição.

Podem participar docentes e servidores técnicos administrativos do quadro efetivo da Uneb, bem como estudantes regularmente matriculados em um dos cursos da instituição. Os vencedores ganharão um Note book. O Prêmio é dividido em três categorias: Pesquisador Sênior, Pesquisador Júnior e Pesquisador Técnico-Administrativo. As pesquisas concorrentes a este concurso deverão ter sido concluídas entre 2005 e 2006.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição preenchida em duas vias; três cópias dos trabalhos; cópia do contracheque ou, no caso dos estudantes, cópia do atestado de matrícula do semestre 2006.2; além da cópia da Carteira de Identidade. Todas as cópias deverão ser autenticadas em cartório ou por um diretor de departamento da UNEB.

O Concurso de Teses e Dissertações é voltado para professores e servidores do quadro efetivo da universidade. Para concorrer, as teses e dissertações devem ter sido defendidas no ano de 2006 em programas de pós-graduação recomendados pelo Capes/MEC. Também serão aceitos trabalhos ainda não publicados.

As teses e dissertações devem se referir às áreas de ciências humanas, exatas e da vida. Os três trabalhos vencedores serão publicados pela Editora Uneb (Eduneb) e os autores receberão um certificado referente à área do conhecimento na qual concorreu.

Os interessados em participar devem encaminhar a ficha de inscrição preenchida em duas vias; duas cópias impressas da tese ou dissertação, uma cópia digitalizada da tese ou dissertação em CD; cópia do comprovante de defesa do trabalho; cópia do contra-cheque; cópia da Carteira de Identidade.