Em fase de preparativos e planejamento para a realização da V Semana Baiana de Divulgação da Hepatite C, integrantes do grupo Vontade de Viver, de apoio aos portadores do vírus, contaram com a presença do secretário da Saúde, Jorge Solla, em reunião, sábado (31) no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O diretor da Fiocruz, cientista Mitermayer Galvão dos Reis, também participou do evento.

Pelas estimativas da Hemoba – Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Estado da Bahia, há cerca de 200 mil pessoas infectadas no estado. O grupo realiza e participa de muitas atividades, como campanhas, palestras, encontros, congressos, premiações.

A hepatite é uma doença que acarreta inflamação no fígado. Há vários tipos, sendo que as formas mais comuns são as contagiosas, transmitidas por meio de vírus. Destas, a mais grave é a hepatite C, que, na maioria dos casos, não apresenta sintomas, torna-se crônica em 80% dos infectados, podendo evoluir para cirrose e, mais raramente, para o câncer de fígado.