Envolvidas em atos de vandalismo contra o sistema de transporte coletivo de Salvador, 24 pessoas foram conduzidas ao Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) da Polícia Civil na madrugada desta segunda-feira de Carnaval. Oito delas, reconhecidas por vítimas como autoras de saques em ônibus, foram presas e autuadas em flagrante por roubo e estão na sede do GERRC, no Complexo Policial da Baixa do Fiscal, à disposição da Justiça Criminal.

Os assaltos a ônibus reduziram 14% nos quatro primeiros dias do Carnaval 2007 (37 ocorrências) em comparação com igual período no ano passado (43 registros), mas o sistema de transporte coletivo tem sido alvo de vândalos nos terminais de bairros e pontos de desembarque em áreas periféricas, principalmente quando os foliões voltam para casa, entre 3h30 e 5h.

Segundo informou o comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Nílton Mascarenhas, a Polícia Militar vem coibindo a ação dos  baderneiros, intensificando o policiamento nos pontos finais de ônibus através da Operação Gêmeos, com o apoio da Rondesp sob a supervisão do rádio patrulhamento aéreo, com a utilização de dois helicópteros. Oitenta viaturas foram disponibilizadas para o reforço da segurança.

“Temos 2.200 ônibus rodando 24 horas neste Carnaval e um público estimado em 1,2 milhão que costuma retornar da festa no mesmo horário”, explica o coronel PM, salientando que além da presença de policiais em viaturas nas imediações dos locais de desembarque, o grupamento aéreo tem sido de grande utilidade, principalmente nas madrugadas, sobrevoando regiões periféricas em apoio às tropas em terra. 

No esforço conjunto para coibir o vandalismo na frota de ônibus, o GERRC tem descolado viaturas para os terminais de ônibus das comunidades de Águas Claras, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e ainda para o Vale do Canela, como informou o delegado Pietro Baddini, coordenador do grupo especial da Polícia Civil. De acordo com o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), Cabula, Águas Claras, Amaralina, Largo da Mariquita (Rio Vermelho), Avenida São Rafael, Ladeira da Santa Cruz, Nova Brasília (Itapuã), Mata Escura, Sussuarana e Vale das Pedrinhas são alguns dos  locais  onde coletivos foram atacados por vândalos entre a sexta-feira e o domingo de Carnaval.