O governador Jaques Wagner considerou “extremamente positivos e promissores” os primeiros contatos mantidos hoje (24) com empresários portugueses do setor de turismo, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, considerado segundo maior evento europeu do gênero. Durante almoço com diretores do Banco Espírito Santo, que já tem um hotel em Praia do Forte, o governador foi informado que o grupo pretende ampliar seus investimentos na área de turismo na Bahia.

Acompanhado do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, o governador encontrou-se também com o presidente da empresa aérea TAP, Fernando Pinto, que estuda a ampliação do número atual de vôos diretos da Europa para a Bahia e outros estados do Nordeste. Ontem, Wagner, que é o único governador brasileiros presente na feira, visitou os estandes do Brasil e da Bahia no evento.

Satisfeito com a receptividade, Wagner disse que empresários portugueses e brasileiros participantes do evento festejam ainda a sua vitória nas últimas eleições, pelo que ela representa de renovação na política baiana. “Nossa estreita relação com o Governo Federal é citada pelos empresários como mais um fator de garantia para novos investimentos na Bahia”, comentou o governador.

Chocolates finos

O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, que integra a comitiva do governador, também teve encontros com empresários do setor. Com Miguel Carvalho Marques, dirigente do grupo luso-espanhol Orizonia Corporacione, que comprou recentemente as operadoras de vôos “charter” da Iberostar. Com ele, Leonelli discutiu a ampliação da oferta de vôos “charter” regulares da operadora para a Bahia.

Outro empresário português, Ernesto Paes de Almeida, manteve encontro com Leonelli e revelou que pretende instalar uma fábrica de chocolates finos em Salvador, além de trazer também para a capital baiana uma filial de um curso de altos estudos de turismo com sede em Lousane, Suíça, do qual é representante.

Para o empresário baiano Cláudio Maia, dirigente da operadora Itaparica Turismo e presente ao evento em Lisboa, a presença do governador Jaques Wagner na feira é de enorme importância. “Isso demonstra que o governo apóia o empresariado do turismo e aposta no crescimento do setor”.

Amanhã, tanto o governador quanto o secretário de turismo têm novos encontros agendados: Wagner participa de encontro com ministros de turismo de países de língua portuguesa, almoça com o presidente do Grupo Pestana, Dionísio Pestana, faz uma palestra para presidentes e diretores de grupos portugueses interessados em investir na Bahia e mantém encontros privados com sete desses empresários.

Leonelli, entre outros encontros marcados, reúne-se com o empresário Eduardo Orta, que levou o Rock’n Rio para Portugal e pretende fazer o mesmo com o Carnaval da Bahia.