Em palestra para cerca de 80 empresários portugueses, realizada hoje (25), no Hotel Pestana, em Lisboa, o governador Jaques Wagner disse que a Bahia oferece aos investidores interessados um ambiente econômico diversificado, destacando, neste quadro, as oportunidades de investimento no setor do turismo. Acompanhado do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e da presidente da Bahiatursa, Emília Silva, Wagner participa da Bolsa de Turismo de Lisboa, um dos maiores eventos do segmento do turismo, na Europa.

Wagner falou sobre as diversas potencialidades da atividade turística na Bahia, mostrando destinos turísticos litorâneos como Porto Seguro, Itacaré, as baías de Todos os Santos e de Camamu, além de outros pontos turísticos como a Chapada Diamantina, os lagos do Rio São Francisco e os caminhos do Oeste baiano. Na platéia, além de empresários do ramo hoteleiro, havia interessados na construção de marinas e na produção de biodiesel.

Antes da palestra, Wagner participou, ao lado do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, de um encontro com ministros de turismo de países de língua portuguesa e tomou café da manhã com o presidente do Grupo Pestana, Dionísio Pestana.

Depois de visitar o estande baiano e outros da feira, o governador manteve encontros privados com oito empresários portugueses do setor de turismo. O presidente do Grupo Imacom, Alejandro Martins, que já está recuperando um prédio histórico para implantar um hotel na zona do Comércio, em Salvador, adiantou que estuda a possibilidade de investir em novos empreendimentos na capital baiana e no litoral norte do Estado.

Os empresários Pedro Grancha e Joaquim de Matos, do Grupo Reta Atlântico, que estão implantando um condomínio residencial em Imbassahy, revelaram ao governador que pretendem construir um hotel junto ao condomínio. Da mesma forma, José Luiz Ribeiro dos Santos, do Grupo Lena, anunciou a implantação de um loteamento residencial e de um hotel com 200 apartamentos na foz do Rio Jacuípe.

Outro empresário que pretende ampliar seus investimentos na Bahia é Rodrigo Croft de Moura, do Grupo Warapuru. Ele revelou ao governador Jaques Wagner que participa da organização de um fundo de investimento na Bolsa de Londres para levantar recursos destinados a novos investimentos no setor de turismo na Bahia. O grupo já tem um hotel de seis estrelas no município baiano de Itacaré.