LOCAL: Assentamento 4045, município de Alcobaça, na região do Extremo Sul, a 812 quilômetros de Salvador.
DATA: 08.09.07 (sábado).
HORÁRIO: 8h40.

O QUE É: O governador em exercício, Edmundo Pereira participa das comemorações dos 20 anos do MST.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: As atividades de comemoração acontecem nos dias 7, 8 e 9 de setembro. A programação conta com uma grande marcha que abrirá os trabalhos na sexta-feira pela manhã, e à tarde haverá a inauguração de uma praça e de um monumento em homenagem aos 20 anos do movimento. A noite será marcada por uma programação cultural que inclui shows de Zé Geraldo e Gerry, entre outros. No sábado e domingo haverá gincana, festival de música, torneio de futebol, além de troca de experiências, avaliações e apresentação de trabalhos sobre o MST.

MST-BA: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realiza programas de alfabetização de jovens e adultos, por meio dos ensinos básico, fundamental e médio; uma série de cursos profissionalizantes em parceria com universidades, como os de Magistério, Técnico-Agrícola, Gestão de Assentamentos e Técnico Comunitário de Saúde, além de cursos superiores em Agronomia, Pedagogia da Terra e Letras da Terra. Atualmente, o MST possui um Centro de Formação, o Florestan Fernandes, no assentamento Terra Vista, e se prepara para a construção de outro, com maior capacidade e estrutura. Em seus assentamentos e acampamentos, estimula a cultura popular, unindo capoeira, dança afro, samba de roda e percussão com modas de viola e canções camponesas.

HISTÓRICO: No dia 7 de setembro de 1987, na fazenda 4045, no município de Alcobaça, teve início a história de luta do movimento. A primeira ocupação marca o princípio da trajetória do MST no estado, que já vinha se construindo há pelo menos dois anos antes da ocupação por meio de reuniões entre trabalhadores rurais oriundos do movimento sindical, setores progressistas da Igreja e militantes do MST, vindo de outros estados.