Empresários de Ilhéus, principalmente do segmento do agronegócio (cacau e chocolate, floricultura, fruticultura e especiarias) participam, de 13 a 15 deste mês, em sua cidade, do Programa Oficina Itinerante de Comércio Exterior. Realizado pelo Promo-Centro Internacional de Negócios da Bahia, vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado, o objetivo é levar aos produtores do interior informações sobre o processo de exportação e sobre as ferramentas de apoio ao comércio exterior.
Segundo o superintendente do Promo, Ricardo Saback, a iniciativa das oficinas surgiu da necessidade que os próprios empresários tinham de saber passo a passo tudo que é necessário para efetivar uma exportação e também da percepção do Promo, que atua desde 1970 no fomento do comércio exterior da Bahia, de que diversas empresas com grande potencial exportador deixam de fazer bons negócios porque desconhecem os trâmites práticos e burocráticos de um processo de exportação.
O Programa Itinerante, que visa capacitar empresários para atuação no comércio internacional através da apresentação dos trâmites do comércio exterior, conta, nesta edição, com o patrocínio do Banco do Brasil e do Sebrae Ilhéus e apoio da Associação Comercial de Ilhéus, da Empresa Júnior da Uesc, dos Correios e da Aduaneiras.
Lançado pelo Promo em 2004, o programa já capacitou cerca de 450 empresários na capital e no interior. A meta para 2007 é capacitar mais 120 pessoas. Durante cada oficina, são formados grupos, em média, de 20 a 30 empresários que participam de reuniões com despachantes aduaneiros, peritos em seguro internacional especialistas em logística, mecanismos de financiamento e fomento às exportações, transporte internacional, estratégias de análise e prospecção de mercado e promoção comercial.