A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) retoma amanhã (4) e quarta-feira, a partir das 14h, a Feira de Saúde na Penitenciária Lemos Brito (PLB). O atendimento aos internos, uma iniciativa da SJCDH e das secretarias estadual (Sesab) e municipal (SMS) de Saúde, volta-se agora para as ações de caráter preventivo.
Aproximadamente 2 mil internos dos cinco corpos da PLB serão beneficiados. O evento contará com palestra de André Sampaio Souza, dentista da PLB e da Unidade Especial Disciplinar (UED), sobre Educação da Saúde Bucal, e distribuição de kits de higiene pessoal para cada interno, renovados mensalmente.
A Feira de Saúde na PLB começou nos dias 13 e 14 de agosto, com a realização de exames nos detentos. Foram feitos triagem clínica com os internos, coleta de material para verificação da glicemia capilar, teste para a detecção de infecção pelo HIV e imunização contra hepatite, gripe, febre amarela e tétano.
O evento contempla ações e serviços previstos pela Portaria Interministerial 1.777, de 3 de setembro de 2003, que busca viabilizar a atenção integral à saúde da população carcerária do país. A SJCDH e a Sesab firmaram acordos para expansão das equipes de assistência à saúde das unidades prisionais de Salvador, a fim de compatibilizar com o número previsto na resolução do governo federal.