A criação de um Tribunal Regional Federal (TRF) sediado na Bahia foi defendida pelo governador Jaques Wagner, ontem (5) à noite, em Guarajuba (Litoral Norte da Bahia), na abertura do V Encontro Anual dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer). O TRF da 1ª região abrange 14 estados, incluindo a Bahia e o Distrito Federal, e julga mais de 1,5 milhão de processos anualmente.
O governador anunciou que até o final deste ano será criada a Controladoria Geral do Estado, que “mostrará a aplicação limpa do dinheiro público pelo governo baiano e a boa aplicação dos recursos públicos".
"Mais do que a sua grandeza territorial, a Justiça da primeira região se dedica a problemas envolvendo os direitos sociais e civis, dos índios, das mulheres, de gênero e raça, e do trabalho escravo, para citar alguns dos temas", enfatizou o governador. Ele elogiou o espírito de conciliação dos juízes da primeira região. Atualmente, o percentual de conciliação gira em torno de 50% e vem agilizando a solução das demandas.