Pelo potencial turístico e problemas socioeconômicos de sua população, Salvador é uma cidade que apresenta elementos favoráveis à prática do tráfico de pessoas para fins de exploração sexual, afirmou Graça Gadelha, diretora Nacional da Partners of the Américas. A instituição realiza, de hoje (24) até a próxima quarta-feira (26), no Salvador Praia Hotel, o Programa de Capacitação em Metodologias de Atendimento a Crianças e Adolescentes vítimas do problema.
O evento é uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDES), que visa a capacitação dos profissionais que trabalham no enfrentamento do problema, enfocando a orientação jurídica, o atendimento psicológico e a reinserção social das vítimas.
Na abertura dos trabalhos, Graça Gadelha homenageou as profissionais do Cedeca-BA, Samantha Xavier e Jô Costa – vítimas do acidente aéreo da Gol em 2005 – que atuaram na Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes e contribuíram tecnicamente com o programa em seu primeiro ano de implementação.
Em seguida, o superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJCDH, Frederico Fernandes, destacou a importância da articulação dos governos estadual e municipal com a sociedade civil na luta do enfrentamento ao grave problema e a coordenadora da Promotoria da Infância e Juventude, Lícia Oliveira, relatou que o órgão vai realizar, na mídia, uma campanha de combate às violações dos Direitos da Criança e do Adolescente com a colaboração da cantora Cláudia Leite.
Esse programa de capacitação é desenvolvido desde 2005 pela Partners of the Américas, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), incluindo nove cidades brasileiras: Rio Branco, Manaus, São Luís, Fortaleza, Natal, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu.
Além da capacitação, será realizada, em parceria com a Agencia de Notícias sobre os Direitos da Infância (Andi), no dia 25, uma oficina específica para profissionais da mídia e estudantes de jornalismo envolvendo as diretrizes das melhores formas de abordagem do tema.