Com o objetivo de aprofundar o diálogo com sociedade civil organizada e também propor uma ampla participação popular na construção das políticas públicas para o setor, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh) discutiu na manhã de hoje (12), com representantes da sociedade civil, os programas ambientais adotados no estado.

“A Semarh tem o compromisso de avançar no diálogo com representantes da sociedade civil e estimular as discussões de políticas públicas, que envolvam ações da secretaria”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos.

No encontro foi discutido o Programa Floresta Bahia Global, que pretende recuperar áreas degradadas do Estado, além de minimizar os efeitos das mudanças climáticas e do aquecimento global. Foi ainda apresentado um balanço da caravana de audiências públicas, que percorreu cidades pólos do estado e permitiu a discussão de forma descentralizada e participativa da sociedade, no processo de reformulação das leis ambientais do Estado.

A consultora da Organização Não-governamental Gring 9, Iêda Domingos dos Santos, sugeriu ao secretário a criação de um conselho formado por representantes da sociedade civil, que atuam na área ambiental, para discutir os projetos e programas da Semarh. “Precisamos institucionalizar um espaço prioritário, para representarmos a sociedade civil de forma articulada com a secretaria”, enfatizou Iêda. A Ong desenvolve trabalhos na área de gestão ambiental, sustentabilidade e educação.