As altas temperaturas, chegando aos 36ºC nas regiões Oeste, São Francisco e Norte do Estado, associadas aos menores índices de umidade relativa do ar, entre 20% e 30%, indicam altos riscos de focos de queimadas neste final de semana, principalmente entre às 11h e 16h.
A previsão foi divulgada hoje (27) pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH). De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, isso se deve à persistência de uma massa de ar quente e seco nas regiões centro-oeste e nordeste do país, que mantém o céu claro nestas regiões do Estado.
Na Chapada Diamantina e no Sudoeste, deverão ser registradas as menores temperaturas do Estado, com mínimas chegando aos 17ºC. O céu deverá permanecer parcialmente nublado e sem chuvas.
Em Salvador e Região Metropolitana, o céu deverá se manter nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, principalmente à noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas deverão variar entre 21ºC e 32ºC. Isto se deve aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que continuam mantendo o tempo instável nas regiões do Recôncavo, Sul e Nordeste da Bahia.
A frente fria que avança pelo litoral do sudeste brasileiro mantém o mar agitado em toda a costa baiana. Entre os municípios de Porto Seguro e Salvador, as ondas poderão alcançar alturas máximas de até 2, 3 metros. Veja abaixo os mapas de previsão com imagens de satélite.
Os meses de agosto, setembro e outubro representam o período com menor cobertura de nebulosidade na Bahia (estação seca no Nordeste brasileiro), indicando maior incidência de Radiação Solar em todo o Estado, tendo como conseqüência a elevação nos Índices de Radiação Ultravioletas (IUV), especificamente na faixa centro-norte do Estado.
As categorias 10, 11 e 12, previstas para o período entre os dias 28 e 30 são consideradas Muito Alta e Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As tabelas e os mapas abaixo apresentam a previsão dos IUV para a Região Nordeste do Brasil e para algumas cidades baianas que são representativas para todas as regiões do Estado, bem como, as Referências desses Índices com suas categorias de intensidades, de acordo com recomendações da OMS.