Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte (CBRN) participam da 13ª Reunião Plenária Extraordinária, amanhã (19), no Edifício Civil Empresarial, 1º andar, no bairro do Stiep, a partir de 9h. O encontro tem como objetivo divulgar a integração da Bacia do Inhambupe na área de atuação do Comitê do Recôncavo Norte, dar início aos encaminhamentos da revisão do Plano de Bacia Hidrográfica da região e discutir o Regimento Interno do comitê.
A Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia vai acompanhar a reunião por meio da Coordenadoria de Planejamento de Recursos Hídricos (Coperh) e da Coordenadoria de Estratégia e Gestão (Coeg).
A integração da Bacia do Inhambupe junto ao comitê foi aprovada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH), na reunião do último dia 23. Para a técnica da SRH, Denise Sales, responsável pelo acompanhamento do comitê, “esta integração é um marco importante, porque a região do Recôncavo Norte estará representada como um todo, conforme o Plano Estadual de Recursos Hídricos e Gestão das Águas”.
A reunião também dará o “pontapé” inicial para a revisão do Plano de Bacia do Recôncavo Norte, por meio de uma exposição do coordenador da Coperh, Luzinaldo Passos Jr. Segundo ele, este encontro “marca o início dos trabalhos de revisão dos Planos Diretores de Recursos Hídricos das Regiões de Planejamento de Gestão das Águas (RPGA´s)”.
Luzinaldo explica que a finalidade do plano é harmonizar as políticas setoriais que reflitam favoravelmente sobre os recursos hídricos do Estado e da bacia. “O plano deve traduzir os anseios e desafios da sociedade atuante na bacia ou na região hidrográfica”, reforçou. O técnico Eduardo Topázio, membro representante da SRH no comitê também participará da reunião.