Exemplares das orquídeas baianas Catteleya schilleriana e Catteleya aclandiae, considerados excepcionais pela sua beleza e perfeição genética, vão ser expostos de amanhã (29) a domingo, das 8 às 19hs, no quiosque principal do Parque Metropolitano de Pituaçu.
A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para marcar a chegada da Primavera também vai colocar à disposição do público para comercialização, aproximadamente mil orquídeas.
Essa é mais uma estratégia da Semarh, que administra o parque, visando estimular a visitação e a participação dos baianos nas atividades de esporte e lazer ali desenvolvidas. As orquídeas estão sendo trazidas pelo Orchida Brasil, orquidário de Brasília, em parceria com a Orquidófilos Baianos Associados.
De acordo com Valber Leão, produtor das orquídeas e participante do evento, algumas das espécies expostas têm formação genética rara. "Traremos plantas nativas, sem cruzamento, e também híbridas, fruto da mistura de mais de um tipo de orquídea, produzidas em laboratório", explicou