Mesmo com a previsão, neste fim de semana, para Salvador e região metropolitana de céu parcialmente nublado a claro, a probabilidade de sol é grande, porque as temperaturas vão variar entre 22 e 33ºC e a umidade relativa do ar ficará entre 70 e 90%. Assim, os baianos e os turistas que visitam a cidade podem se animar, mas terão que tomar algumas precauções antes de encarar o banho de mar, principalmente após as 10h, quando a incidência de raios ultravioletas acontece com maior intensidade.
O Centro de Recursos Ambientais (CRA) alerta os banhistas que evitem as praias se chover com intensidade e chama a atenção dos habituais freqüentadores sobre os riscos do banho em tempo instável, mesmo nas praias que não estejam classificadas como impróprias. Isso porque, nas análises laboratoriais, elas apresentam índice de coliformes fecais acima do permitido, porque as chuvas são condutoras de detritos.
Das 23 praias analisadas pelo CRA, 21 foram consideradas próprias para o banho de mar: São Tomé de Paripe, Penha, Bogari, Boa Viagem, Roma, Cantagalo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.
E as impróprias para o banho foram Pedra Furada, próxima ao Hospital Sagrada Família, e Periperi, atrás da estação ferroviária.
Mais informações sobre as condições de balneabilidade das praias da capital baiana podem ser encontradas na internet (www.seia.ba.gov.br) ou no Disque Meio Ambiente (0800-0711400), que funciona gratuitamente.