A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está definindo com a prefeitura de Iguaí os termos da parceria entre a prefeitura e o governo estadual. O acordo prevê a implantação de um viveiro florestal para produção de mudas de espécies nativas e exóticas de rápido crescimento, a serem inseridas na cadeia produtiva do agronegócio da região.

Além do convênio, a Semarh quer instalar na região um escritório, em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Iguaí, para estruturar e desenvolver projetos ambientais na área de recursos hídricos, florestais e de educação ambiental, que poderá dar suporte à gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Ouro.

A prefeita do município, Arlene Veiga Vieira, visitou na terça-feira o secretário da Semarh, Juliano Matos. No encontro, ele afirmou que a construção do escritório é muito importante. “Ali poderão acontecer reuniões do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) e do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram)”, disse.

Iguaí fica no Vale do Gongogi, Bacia do Rio de Contas, encravado entre as regiões da Mata Atlântica, Planalto de Vitória da Conquista e Bacia do Colonião. O município tem 26.237 habitantes e um território de 833 quilômetros quadrados. Possui uma bacia hidrográfica com mais de 1,6 mil nascentes, 180 cachoeiras e cascatas, dezenas de rios, vales e serras. Conta com produção agrícola diversificada, tendo sua maior tradição na pecuária leiteira e de corte, cacauicultura e cafeicultura.