Com um rebanho de 11,2 milhões de animais, o estado reúne esforços para ampliar a cobertura vacinal alcançada durante a primeira etapa, em março deste ano, que foi de 96,8%, a maior já registrada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Nesta quinta-feira, começa oficialmente mais uma etapa campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.
O lançamento oficial da campanha, iniciada sábado (1º) e que vai até 30 deste mês, será feito pelo secretário da Agricultura, Geraldo Simões, na Fazenda Ponto Novo, localizada no km 3 da rodovia Ilhéus/Itabuna. O estado é considerado zona livre da febre aftosa desde 2001.
Para garantir a sanidade de bovinos e bubalinos, a Adab vai montar um esquema especial com mais de mil funcionários em todo o estado, além das barreiras sanitárias que funcionam permanentemente.
“Nossa maior preocupação é com o norte do estado, pois há algumas áreas de risco, como as fronteiras com Pernambuco, Piauí e Alagoas”, explicou o diretor-geral da Adab, Altair Santana. Atualmente não existe nenhum estado com foco de aftosa no país. De acordo com classificação da Organização Internacional de Saúde Animal, Pernambuco é classificado como médio risco, e Piauí e Alagoas como risco desconhecido.

Multa

Quem não vacinar o gado fica sujeito a uma multa de 50 Ufir. Quem vacina e não declara à Adab, o valor é de 150 Ufir. A dose da vacina custa R$ 1,25 e deve ser adquirida em estabelecimentos certificados pela Adab.