O governo estadual, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), está promovendo cursos de inseminação artificial em bovinos para 60 profissionais do órgão. Serão apresentadas aos médicos veterinários as novas técnicas de inseminação artificial em bovinos e técnicas alternativas.
A primeira etapa do curso aconteceu na Estação Experimental Cruzeiro do Mocó, em Feira de Santana, na semana passada, ministrada pelo médico veterinário e coordenador da iniciativa, Ivan Carlos Viana Santos, com a participação de 11 médicos veterinários de diversas regiões da Bahia.
Ainda este mês será realizado mais um curso, e os demais acontecerão durante o ano, para engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, funcionários das estações experimentais e, numa última etapa, para os agricultores familiares.
O treinamento traz em seu conteúdo noções de fisiologia da reprodução, processamento de sêmen, infra-estrutura e equipamentos necessários à inseminação, além de práticas de inseminação. São realizadas ainda exposições dinamizadas, visando desenvolver a habilidade na manipulação de órgãos e discussões com base em exibição de imagens, vídeos ilustrativos e materiais usados para execução do processo.
Durante o evento, serão demonstradas também as modernas técnicas cirúrgicas para formação de rufiões – machos que não podem cruzar, mas que servem para identificação das vacas no cio, prontas para serem inseminadas. E mais: noções de sincronização do cio das vacas através da utilização de hormônios e a técnica conhecida como Inseminação Artificial em Tempo Físico (IATF).