Personagens que fizeram a história da Bahia Pesca serão homenageados, amanhã (28), durante a comemoração dos 25 anos da empresa vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri). O evento, que contará com a presença do secretário da Agricultura, Geraldo Simões, acontece às 17h, na sede do órgão, em Ondina.
A Bahia Pesca exerce um papel fundamental para que a Bahia seja hoje o terceiro estado na produção nacional de pescado, com um volume anual, acima de 80 mil toneladas. Nos últimos anos, a aqüicultura tem se mostrado uma excelente opção de desenvolvimento sócioeconômico para o Estado, a produção ultrapassa as 18 mil toneladas/ ano, com destaque para o cultivo de camarão marinho.
Desde a sua fundação, a Bahia Pesca tem como objetivo principal fomentar a aqüicultura e a pesca no Estado. O destaque da empresa fica por parte dos projetos voltados para a pesca artesanal e modelo de produção familiar, contribuindo para a inclusão social.
Além dessas atividades, a Bahia Pesca desenvolve o cultivo da carcinicultura e da ostreicultura com espécies geneticamente melhoradas possibilitando atração de novos investimentos. Também atua na capacitação e especialização dos pescadores, marisqueiras e seus familiares para utilização de novas técnicas de manejo.
As parcerias com outros órgãos do Estado, prefeituras e empresas privadas possibilitam o acesso a equipamentos, linhas de crédito e conhecimento da legislação e política ambiental ao segmento.
A empresa é responsável pela implantação de um dos primeiros laboratórios de piscicultura do país, localizado na Fazenda Oruabo, no município de Santo Amaro. O laboratório realiza trabalhos de maturação, larvicultura e alevinagem de variadas espécies, inclusive de Bijupirá, uma das mais valorizadas comercialmente.