Cerca de 1.200 famílias de trabalhadores do Movimento Sem Terra (MST) desocuparam hoje (12) a fazenda Céu Azul, no município de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Depois de 45 dias de ocupação da fazenda, de propriedade do Grupo Suzano Celulose, os sem-terra atenderam às negociações feitas pela Casa Militar do Governador, em parceria com a Ouvidoria Agrária Nacional e o Incra.
Os sem-terra deixaram a fazenda sem maiores conflitos, em cumprimento ao mandado de reintegração de posse expedido pelo juiz César Augusto Andrade, da comarca daquele município.
Durante as negociações, a Casa Militar contou com o apoio das Secretarias da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), inclusive com a distribuição de cestas básicas. Desde o início do ano, a Casa Militar já obteve sucesso em negociações envolvendo a reintegração de posse em 60 fazendas em todo o estado. Hoje, apenas quatro fazendas continuam em fase de negociações.
Na semana passada, as intervenções lideradas pela Casa Militar culminaram com a desocupação da Fazenda Alamã, que fica perto do município de Cachoeira. Há um mês, as ações também obtiveram sucesso com a desocupação, sem conflitos, da Fazenda Mandacaru, em Santa Luz. Pelo menos, 300 famílias dos sem-terra ocupavam o local.

Assentamento definitivo

No caso da fazenda do Grupo Suzano Celulose, os sem-terra ficam agora, provisoriamente, em uma área pertencente à Escola Média Agrícola da Região Cacaueira (Emarc), situada no mesmo município. “É uma situação provisória, enquanto o Incra avalia uma outra área para o assentamento definitivo”, disse o diretor da Casa Militar, tenente-coronel Carlos Gomes.
O chefe do órgão, coronel Expedito Barbosa, um outro diretor, capitão Neildo Freitas, e o tenente Carlos Taranto também participaram das negociações, além do ouvidor-agrário, desembargador Gercino da Silva Filho.
“O mais gratificante é saber que o governo vem obtendo sucesso nas desocupações, sem que seja preciso a intervenção de tropa policial militar”, destacou Gomes.