A 4ª Reunião do Colegiado do Fórum Nacional de Comitês das Bacias Hidrográficas (FNCBH) trouxe, esta semana, a Salvador representantes de diversos estados, a exemplo dos membros dos comitês do Rio São Francisco e dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Além da troca de experiências sobre o funcionamento dos comitês e a gestão participativa das águas, eles estruturaram, no Auditório Paulo Jackson da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), uma prévia dos trabalhos que serão apresentados no IX Encontro Nacional de Comitês das Bacias Hidrográficas, de 23 a 27 de outubro, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Apesar de estar marcado para outubro, o encontro foi lançado oficialmente na SRH. Na pauta, discussões sobre o funcionamento dos comitês, os principais desafios e atividades, além de estruturar a pauta e as ações relacionadas aos recursos hídricos que serão desenvolvidas no evento nacional a partir das demandas dos comitês.
O diretor-geral da SRH, Júlio Rocha, afirmou que espera trazer o próximo encontro para Salvador ou interior do estado. “É um espaço importante para que as pessoas incorporem esse processo da gestão participativa dos recursos hídricos”, destacou.