“Qualidade de Vida – Políticas de Estado e Desenvolvimento”. Este será o tema central da 7ª Conferência Estadual de Saúde – Conferes, que acontecerá de domingo a terça-feira (9/11), no Centro de Convenções da Bahia. Presidido pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, o encontro garante a participação da sociedade civil organizada na definição das políticas públicas em saúde, além de ampliar o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento reunirá aproximadamente duas mil pessoas, sendo 1,6 mil delegados, mais os observadores e convidados. Antecedendo a Conferes, aconteceram as Conferências Municipais de Saúde, realizadas em 393 dos 417 municípios baianos, em julho e agosto deste ano. Durante as etapas municipais, foram indicados os delegados para a etapa estadual, que terá a participação de representantes dos gestores, trabalhadores em saúde e usuários do SUS.

Eixos temáticos

Apontada como um espaço democrático de construção da política de saúde para o SUS, a 7ª Conferência ocorre a cada quatro anos. Neste evento, três assuntos serão destaques nas discussões – “Desafios para efetivação do direito humano à saúde no século XXI – Estado, Sociedade e Padrões de desenvolvimento”, “Políticas públicas para a saúde e qualidade de vida – o SUS na Seguridade Social e Pacto pela Saúde” e “A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde”.
A abertura oficial da Conferência acontecerá às 8h30min da próxima segunda-feira (10). Logo em seguida, o secretário da Saúde, Jorge Solla, coordenará conferência do professor Jairnilson Paim, do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba, sobre o tema “Saúde e Qualidade de Vida: políticas de estado e desenvolvimento”.
À tarde, das 14 às 16 horas, serão apresentados e debatidos os três subtemas, com a participação, entre outros convidados, das promotoras Itana Viana, do Ministério Público, e Edelamare Barbosa de Melo, do Ministério Público do Trabalho, Francisco Júnior, do Conselho Nacional de Saúde, e José Ivo Pedrosa, do Ministério da Saúde. A partir de 16 horas, acontecem plenárias temáticas (trabalhos de grupo).
Na terça-feira, das 8h30min às 10 horas, prosseguem as plenárias temáticas. Em seguida, serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília, no próximo mês de novembro. À tarde, a partir de 14 horas, no auditório Iemanjá, será realizada a plenária final da Conferência. Mais informações sobre a 7ª Conferes podem ser obtidas no site www.saude.ba.gov.br/conferes