A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), informa que estão proibidos em todo o país o ingresso, a comercialização, a distribuição, a exposição ao consumo e o uso dos lotes de produtos que podem estar contaminados com salmonella ssp.
A medida seguiu o comunicado da Food and Drog Administration (FDA) sobre a possível contaminação de lotes de cartilagens de tubarão em cápsula fabricados pela NBTY Inc., considerando que o Brasil pode importar o produto, endossado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A agência determinou também a apreensão de todos os lotes do palmito de açaí em conserva, da marca Gentleman, produzido pela Indústria e Comércio de Conservas Marco Pólo Ltda., com sede em Igarapé-Mirim, Pará. Ele está sendo comercializado sem que a marca tenha sido aprovada no ato do registro.
O mesmo procedimento foi adotado em relação a todos os lotes do palmito de açaí em conserva da marca Topázio, produzido pela Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Stringari Ltda., com sede em Antonina, Paraná, que vinha sendo comercializado sem registro no Ministério da Saúde.