A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) registrou nos últimos dias duas doações de múltiplos órgãos. Com essas iniciativas, no Hospital Geral do Estado (HGE), nos dias 6 e 9 deste mês, a Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde (Sesab), ampliou para 12 o número de doações desse tipo efetivadas no primeiro semestre do ano, superando as contabilizadas no mesmo período de 2006, que chegaram a nove.

O aumento no número de doações possibilitou a realização, nos seis primeiros meses do ano, de 144 transplantes – 103 de córneas, 26 de rins e 15 de fígado. Como não é feito transplante cardíaco no estado, os órgãos captados pela CNCDO (nove) foram enviados para Curitiba (PR), a fim de serem utilizados em transplantes de válvulas cardíacas.

Além da ampliação no número de doações, principalmente no que se refere a córneas – este ano já foram feitos 103 transplantes de córneas e em 2006, de janeiro a dezembro, foram 100 –, outros avanços foram alcançados este ano na área de transplante.

O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, destacou entre as medidas adotadas pela Sesab para impulsionar as atividades de captação e transplante de órgãos a implantação e a implementação das comissões intra-hospitalares de transplante nos hospitais públicos e privados, a ampliação do número de equipes transplantadoras, a implantação das câmaras técnicas e dos protocolos para transplante e a ampliação do número de equipes para diagnóstico de morte encefálica.

Aeronave

Este ano foi garantida também a captação de um órgão para transplante em outro estado. Em maio, o fígado de um doador de Sergipe foi trazido para Salvador no avião da Casa Civil, e a cirurgia foi realizada no Hospital Português. “Não fosse a disponibilização, por parte do governo estadual, de uma aeronave, provavelmente não teríamos mais um baiano beneficiado com o transplante de fígado", disse Moura.

No mês passado, por meio de contatos com a equipe do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas de São Paulo, a Coordenação Estadual de Transplantes conseguiu assegurar acompanhamento e vaga na UTI pediátrica da unidade para a paciente M.S.S., quatro anos e 10 meses, que precisava ser submetida a um transplante de fígado, cirurgia que não é realizada em crianças na Bahia.

Natural do município de Pindobaçu, a criança apresentou insuficiência hepática fulminante, associada a encefalopatia. Com a indicação do transplante e a garantia da assistência no hospital de São Paulo, a Sesab também liberou o transporte, em UTI aérea, para a paciente e acompanhante. O transplante foi realizado com sucesso.