A Bahia terá mais R$ 330 milhões, anualmente, para aplicação em Saúde, representando um aumento de 29% nas transferências do Governo Federal para o estado. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, após reunião, agora há pouco, com o governador Jaques Wagner, o prefeito de Salvador, João Henrique, os secretários estadual, Jorge Solla, e municipal, Carlos Alberto Trindade, de Saúde, no Palácio Rio Branco (Centro Histórico de Salvador), antes da solenidade de lançamento campanha nacional de incentivo à doação de órgãos.
Em todo o Nordeste, os recursos foram ampliados em R$ 1,2 bilhão. Temporão também confirmou o reajuste médio de 30% na tabela de procedimentos do SUS, ampliando o atendimento para os serviços de média complexidade.
Após o lançamento da campanha nacional, o ministro e o governador seguem para o antigo prédio da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, para inspecionar as obras de restauração. Lá, eles assinam e renovação do contrato que amplia em R$ 15 milhões por mês os recursos para atendimento pelo Hospital Universitário (Clínicas).
Sobre a campanha, a meta do Ministério da Saúde é aumentar em 20% o número de doações voluntárias. Só na Bahia existem 4 mil pacientes na fila de espera de um transplante. A campanha começa a ser veiculada amanhã (28) em rede nacional de televisão.