Todos os participantes da 7ª Conferência Estadual de Saúde (Conferes) que acontecerá de domingo (9) ao dia 11, no Centro de Convenções da Bahia, vão dispor de um espaço privilegiado para aprimorar seus conhecimentos sobre a situação da saúde no estado e se instrumentalizar melhor para os debates. O ObservaSUS, o Observatório da Secretaria Estadual da Saúde é também um importante instrumento para a instituição dar transparência à sociedade civil organizada sobre os problemas a serem enfrentados e as ações planejadas e em curso para a resolução dos mesmos.
Coordenado pela Assessoria de Planejamento da Sesab, o ObservaSUS foi idealizado dentro do espírito que norteia a 7ª Conferes, de fortalecimento da participação e controle social na direção da elaboração e acompanhamento das políticas públicas de saúde. O evento contará com a participação de aproximadamente duas mil pessoas, sendo 1,6 mil delegados, além dos observadores e convidados. Os delegados foram escolhidos nas Conferências Municipais de Saúde realizadas em 393 dos 417 municípios baianos, em julho e agosto deste ano – uma expressiva mobilização nunca antes alcançada, no estado.
A realização, com sucesso, das conferências municipais em quase todo o território baiano foi, na visão do secretário da Saúde, Jorge Solla, conseqüência da decisão do governador Jaques Wagner, de priorizar a relação de parceria com todos os municípios, sem exceção. Para viabilizá-las, a Sesab disponibilizou 70 técnicos, que participaram das atividades com objetivo de organizar a maior Conferência Estadual de Saúde já realizada na Bahia. Os participantes das conferências de saúde são representantes de três categorias – gestores, trabalhadores em saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
E é exatamente o fortalecimento do SUS o principal ponto de pauta das conferências até então realizadas, por meio da qualificação profissional, gestão municipal descentralizada e exercício constante do controle social por parte da sociedade civil organizada. Como a capacitação dos conselheiros, que exercem mais de perto o papel de controle social do Sistema Único de Saúde, o ObservaSUS vai expor as ações executadas e propostas de intervenção da Sesab, em banners que ficarão expostos no 4º andar do Centro de Convenções, especificando problemas, Linhas de Ação, e exibindo apresentações elaboradas pelas diversas superintendências e diretorias da Sesab.