Nos próximos dias 27 e 28, acontece em Salvador a Oficina de Apoio Estratégico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho para otimizar a Regulação. O primeiro encontro, que aconteceu em agosto, no Hospital Octávio Mangabeira, reuniu representantes de 16 municípios pólo de microrregião. Nesta segunda etapa, que acontecerá no auditório das Voluntárias Sociais, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), mais 16 municípios foram convidados a participar, totalizando assim 32 municípios pólo de microrregião da Bahia.
A oficina tem por objetivo gerir, validar e transferir tecnologias e conhecimentos, visando o fortalecimento dos municípios na implantação ou implementação dos processos de trabalho que otimizem a regulação da assistência à saúde. O público-alvo são os secretários municipais de saúde, técnicos responsáveis pela regulação no município, representantes das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ligados à área.
Os resultados esperados com a realização das oficinas são: avaliação da situação de saúde dos municípios, diagnóstico da regulação municipal dos municípios participantes, sensibilização dos municípios para a consolidação da cultura de regulação do acesso e a construção de fluxo de referência intermunicipal de ressonância magnética.
Os municípios que participarão da segunda etapa são : Seabra, Conceição do Coité, Jacobina, Serrinha, Catú, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, São Félox, Senhor do Bonfim, Ibotirama, Santa Maria da Vitória, Brumado, Ilhéus, Ipiaú, Itapetinga, Valença e Itabuna.