Está sendo aberta neste momento a 7ª Conferência Estadual de Saúde (Conferes). O evento, que tem como tema "Qualidade de Vida – Políticas de Estado e Desenvolvimento", será realizado até amanhã (11), no Centro de Convenções, e garante a participação da sociedade civil organizada na definição das políticas públicas em saúde, além de ampliar o controle social do SUS. Participam da abertura o governador em exercício, Edmundo Pereira, o secretário de Saúde, Jorge Solla, e outras autoridades.  

Para o conselheiro municipal de Saúde de Simões Filho, Wanderley Souza, a conferência é um bom caminho para se resolver os principais problemas de saúde em todo o estado. "Nós vivemos de perto os problemas em nosso município. Para resolvê-los, é preciso que as coisas aconteçam e esse encontro é uma oportunidade de apresentarmos nossas pendências para o Estado", afirmou.

A conferência reúne cerca de dois mil participantes, sendo 1,6 mil delegados, além de convidados. A Conferes foi precedida de Conferências Municipais de Saúde realizadas em 393 dos 417 municípios baianos. Durante as etapas municipais, foram indicados os delegados para o evento estadual, que conta com a participação de representantes dos gestores, trabalhadores em saúde e usuários do SUS.