O filme Feios, Sujos e Malvados, dirigido por Ettore Scola, dará continuidade na próxima sexta-feira (28), ao projeto Sexta de Cinema, iniciativa do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesat), que visa apresentar e debater questões relativas à saúde do trabalhador através da arte. Após a exibição do filme, a ser iniciada às 14 horas, acontece um debate, tendo como comentarista a médica do trabalho Tânia Franco, pesquisadora da Ufba.
O projeto Sexta de Cinema integra a programação de sessões técnicas promovidas pelo Cesat, que intercala palestras e filmes, abordando temas sobre saúde e trabalho. Desta forma, utiliza-se a arte como uma estratégia de fazer comunicação em saúde do trabalhador.
O filme, que será exibido esta semana conta a história de um patriarca que vive com a família numa favela romana, e traz uma jovem amante para viver com sua esposa e seus filhos, que tramam sua morte para usufruírem do seguro acidente.
Aberta a profissionais e estudantes da área de saúde do trabalhador, sindicalistas e demais interessados, o evento tem entrada franca e acontece no auditório do Cesat, situado no Canela, Rua Pedro Lessa, em frente à Faculdade de Odontologia da Ufba.
O Cesat, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é referência para as áreas de saúde do trabalhador e doenças ocupacionais. Fundado há 17 anos, atende a uma demanda referenciada para confirmação diagnóstica e encaminhamento adequado a cada caso.