As intoxicações por pesticidas, produtos que com freqüência são apontados como “solução milagrosa” para o extermínio de ratos e, por esta razão, utilizados como raticida clandestino, provocando graves acidentes, serão um dos destaques do XXVII Curso de Toxicologia Básica, que está sendo promovido pelo Centro de Informações Antiveneno (Ciave), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
O assunto será abordado na segunda-feira (24), a partir de 16 horas, no Instituto de Biologia da Ufba, pela toxicologista Lígia Fruchtengarten, do Centro de Assistência Toxicológica de São Paulo (Ceatox).
O XXVII Curso de Toxicologia Básica do Ciave, que foi iniciado no último dia 11 e se estenderá a próxima quinta-feira (27). O objetivo é capacitar e selecionar estudantes de diversas áreas (medicina, medicina veterinária, ciências biológicas e farmácia) para estágio no serviço. Entre os assuntos abordados durante o curso, além das intoxicações por pesticidas, estão o diagnóstico e tratamento dos acidentes por serpentes, intoxicações por raticidas e intoxicações por medicamentos.
Na terça-feira (25), a psicanalista Soraya Carvalho, do Ciave, será a palestrante do curso, abordando o tema Depressão e suicídio – um enfoque psicanalítico. A psicanalista apresentará a experiência pioneira do centro, que disponibiliza acompanhamento psicológico ambulatorial contínuo a pacientes com comportamento suicida. “Em casos de suicídio, a continuidade do acompanhamento após o atendimento emergencial tem resultado numa taxa inferior a 0,1% na reincidência de tentativas de suicídio”, revela a psicanalista.