LOCAL: Salão dos Espelhos, Palácio Rio Branco.
DATA: 27.09.07 (quinta-feira).
HORÁRIO: 16h30.

O QUE É: Lançamento da Campanha Nacional de Doação de Órgãos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CAMPANHA: Será lançada pelo ministro José Gomes Temporão durante a 133ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, além de outras autoridades e representantes de entidades médicas. O lançamento da campanha integra as atividades da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, que acontece todos os anos na última semana de setembro, quando se comemora o dia de São Cosme e São Damião, considerados os patronos dos transplantes. 

OBJETIVO: Agregar o maior número possível de doadores, uma vez que, na Bahia, existem 4 mil pacientes na lista de espera para transplante de órgãos e o estado tem menos de dois doadores por milhão de habitantes, quando o ideal seria de 50 por milhão. Uma das principias causas para a baixa estatística é a resistência de familiares de potenciais doadores

ESTATÍSTICAS: Este ano, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, departamento da Secretaria Estadual de Saúde, registrou um total de 26 doações de múltiplos órgãos, número que já supera o total do ano passado, que foi de 16. Também em 2007, foram realizadas 181 cirurgias de transplante de órgãos, entre córneas, rins, fígado e medula óssea, que são as realizadas no estado.