Com o objetivo de estimular a discussão dos acidentes e violências como problemas prioritários de saúde, levantar ações e recursos existentes nas cidades baianas e intensificar a articulação intersetorial para enfrentamento do problema, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado realizará, no dia 1º de outubro, no Hotel Vilamar, em Amaralina, o I Seminário Estadual sobre Saúde e Redução da Morbimortalidade por Violências e Acidentes no Estado da Bahia.
O encontro vai envolver as cidades com mais de 100 mil habitantes, que são as responsáveis por mais de 89% dessas mortes. No estado da Bahia, os acidentes e a violências são a segunda causa de morte. Em Salvador, é a primeira na faixa etária de 5 a 39 anos de idade, atingindo especialmente os homens entre 15 e 39 anos. Constituem, portanto, em seu conjunto, um grave problema de saúde, que se expressa sob diversas formas, todas muito complexas, especialmente quando analisadas na perspectiva de atuação da saúde.
O seminário vai produzir diretrizes para a Vigilância Epidemiológica e nortear as demais ações da Sesab sobre a problemática, além de contribuir para que os municípios envolvidos assumam que a violência e os acidentes são problemas prioritários de saúde. O evento conta com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesat) e o Fórum Comunitário de Combate à Violência.