Com o objetivo de fomentar e apoiar projetos de pesquisa que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde, tendo em vista o controle e prevenção de doenças e outros agravos considerados prioritários como também o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologias em Saúde, desenvolveu o projeto de Pesquisas Prioritárias em Saúde para o Estado da Bahia. Hoje (26), amanhã (27) e sexta-feira (28), o órgão vai apresentar os resultados dessas pesquisas, no auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa).
O evento será aberto às 8h30, contando com as presenças do secretário da Saúde, Jorge Solla, e da diretora da Fapes/Ba, Dora Leal. Em seguida, acontece a mesa-redonda com o tema Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, coordenada pela superintendente da Sesab, Gisélia Santana Souza. A partir daí, começam a ser apresentados os estudos realizados pelos pesquisadores.
Entre eles estão: o desenvolvimento de Metodologia de Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde Bahiano, de Sebastião Loureiro, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Contas em Saúde da Macrorregião Leste, com Thereza Christina Bahia Coelho, da Universidade Estadual de Feira de Santana. O encerramento está marcado para as 17 horas do dia 28.
As pesquisas foram financiadas pelos Projetos Edital temático em Saúde e de Pesquisas para o SUS – PPSUS, sendo o último com gestão compartilhada entre a Sesab, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapes/Ba), Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Maiores informações e a programação estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.fapesb.ba.gov.br/http://www.saude.ba.gov.br.