Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista desarticularam na quarta-feira uma quadrilha que vinha emitindo cheques sem fundos para adquirir produtos no comércio do município.

O golpe, aplicado contra dezenas de lojistas e pequenos comerciantes locais, pode ter rendido mais de R$ 300 mil aos estelionatários, três deles presos em flagrante numa casa no bairro Alvorada e autuados pelo delegado Israel Aristides, titular da DRFR de Vitória da Conquista.

Móveis, cosméticos, alimentos, equipamentos industriais, materiais de construção, pneus, uma motocicleta e até um motor estavam escondidos na casa onde foram capturados Francisco Antônio da Costa, 42 anos, e sua mulher, Dayse de Lima Gomes, 23 anos, além de Cleide Chaves, 39 anos.

Indiciados em inquérito policial pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato, eles estão custodiados na sede da DRFR de Vitória da Conquista à disposição da Justiça.

Os policiais também apreenderam com os estelionatários talões de cheque, cédulas de identidade, notas fiscais e documentos de três motocicletas, bem como documentos falsos com fotografias do líder da quadrilha, Sílvio Rocha Ribeiro, que está foragido.

Sílvio se fazia passar por Deusdete Ribeiro Silva e Geraldo Bertoldo Matias, emitindo cheques com esses nomes. Uma mulher de prenome Cristiane, também foragida, assinava cheques com o nome de Raimunda Fábia Soares Dias.