A Polícia Civil começou a desarticular uma quadrilha especializada na prática de assaltos na modalidade “saidinha bancária”, tendo como vítimas clientes de bancos que realizam saques. Numa operação realizada no final da tarde de ontem (5), na Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, próximo a uma agência do Bradesco, agentes do Centro de Operações Especiais (COE) prenderam o líder do grupo, Alexandre Márcio Guedes Ribeiro, o “Toupeira”, 32 anos, natural de Feira de Santana, e o comparsa José Cláudio Vasconcelos Monte, o “Adriano”, 34 anos, de Salvador. Acusados de praticar mais de 50 “saidinhas bancárias”, eles foram capturados momentos depois de mais um assalto.
Alexandre “Toupeira” e Adriano ocupavam o automóvel Gol prata, placa KLF-8166 (licença de Feira de Santana), e a motocicleta Honda Twister preta, placa JLF-1427, licença de Salvador. Comandados pelo delegado Jardel Perez, os policiais apreenderam duas pistolas calibre 380 (de 15 disparos), uma delas com numeração raspada, e R$ 8.048,00 em dinheiro, provenientes dos roubos, além de cinco telefones celulares e uma touca preta que usavam para cobrir a placa da motocicleta. A dupla foi conduzida para a sede do COE, nas dependências do Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, e autuada por porte ilegal de armas, receptação e formação de quadrilha. O delegado Jardel Perez informou que há três meses a polícia vinha investigando as atividades do bando formado por cinco integrantes. Os outros três assaltantes foram identificados e estão sendo procurados. “Toupeira” e “Adriano” também estão com prisões temporárias decretadas pela juíza Maria Auxiliadora Tommasi Costa, da 7ª Vara Crime.
“Várias vítimas reconhecerem a moto, o capacete e o carro usados pelos participantes da quadrilha”, afirmou Jardel Perez, acrescentando que as duas pistolas apreendidas serão submetidas a exames no Departamento de Polícia Técnica, pois uma delas apresenta indícios de disparo recente e há suspeita de que a dupla tenha participado do assalto, seguido de morte, ocorrido na última terça-feira, na Pituba, e que teve como vítima o aposentado Ciro Bernandes Pinto.
Dono de uma extensa ficha criminal, onde constam seqüestros, assaltos a bancos e porte ilegal de arma, Alexandre já esteve preso várias vezes e em uma delas estava de posse de um fuzil AR-15. Nas “saidinhas bancárias”, os ladrões agem da seguinte maneira: um integrante da quadrilha fica dentro do banco, observando o cliente que faz saque de valor alto e, em seguida, passa informações pelo celular, para os comparsas que ficam à espera da vítima, em carro ou moto. Após o roubo, dois fogem no carro, levando as armas, e o terceiro, desarmado, foge na motocicleta.
Segundo Jardel Perez, a quadrilha agia em vários bairros de Salvador, dentre eles, Pituba, Rio Vermelho, Itapuã e Iguatemi, além de diversos locais do município de Lauro de Freitas.