O Núcleo de Estudos e Atenção ao Uso de Drogas (NEAD), criado pela Secretaria da Segurança Pública para atender seus servidores e familiares, promove, quinta-feira (20), às 9 horas, no auditório do Serviço VIVER, instalado IML, palestra com o psicólogo Luiz Felipe Campos Monteiro sobre “Depressão, do que se Trata?”
O profissional, que integra a equipe do NEAD, abordará “o contexto da depressão no mundo contemporâneo, as disfunções entre depressão, tristeza e luto, bem como as implicações psicológicas dos estados depressivos”. A palestra faz parte do ciclo de debates “NEAD com a Palavra”, cujo enfoque será o de “buscar romper com idéias equivocadas sobre a depressão e a forma de se vivenciar uma situação tão presente em nosso dia-a-dia”, como explica o coordenador pedagógico do Núcleo, Dílton Rosário.
Funcionando na rua Padre Vieira, 39 (antiga rua da Ajuda, no Centro Histórico), o NEAD oferece às pessoas que fazem uso inadequado de álcool e de outras drogas, tratamento psicoterápico e psiquiátrico. “Desenvolvemos ainda ações preventivas por intermédio de debates e reflexões sobre as drogas de uma forma geral”, ressalta a coordenadora do Núcleo, Débora Cohim.
O NEAD conta com uma equipe multidisciplinar para a assistência de servidores dependentes químicos e de familiares, de segunda a sexta-feira, em horário integral. Psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras prestam atendimento ambulatorial aos dependentes e, quando necessário, os encaminham para complementação do tratamento em instituições especializadas. Mais informações pelo telefone 3116-6759.