Os representantes do projeto governamental “Bahia Segura” e da multinacional espanhola SoftwareAG (SAG), apresentaram ao secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, o Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip), que substituirá o Sistema de Serviço de Atendimento Policial (Sisap). “Este sistema trará, certamente, novos rumos para a segurança pública no Estado da Bahia”, afirmou o secretário ao encerrar a reunião, em seu gabinete.
Com a nova sistemática, serão disponibilizados, via internet, informações sobre registros de ocorrências (furtos, inclusive de veículos, desaparecidos, perda e extravio de documentos), procedimentos policiais (inquéritos, termos circunstanciados e atos infracionais), estatísticas policiais on-line para a sociedade, análise espacial da distribuição da criminalidade, bancos de dados sobre crimes e criminosos. “Isso permitirá a identificação de quadrilhas, reprimindo o crime organizado e antecipando-se às ações criminosas”, enfatizou Bezerra.
Segundo esclareceu Egberto Lemos, diretor de Tecnologia da Informação da SSP, o Sigip é um sistema de informação com tecnologia de ponta, visando a uma maior eficiência operacional e logística da polícia, que possibilita um melhor atendimento às demandas da sociedade. Revelou ainda que o sistema “criará bases de dados e estruturas de extração de informações, que apóiem a tomada de decisão dos gestores da polícia, nos níveis operacional, tático e estratégico”.
Por ser um sistema integrado, ele abrange processos das três organizações policias – Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e Departamento de Polícia Técnica (DPT) –, ensejando a tramitação destes procedimentos entre elas. “As informações serão centralizadas, facilitando o planejamento de ações conjuntas”, assegurou Lemos, acrescentando que o projeto inclui também a instalação de 18 servidores de dados, equipamento de informática, redes de dados e da capacitação técnica de usuários. “O primeiro módulo será implantado no próximo mês e, a princípio, registrará atendimentos e ocorrências”, assegurou.
Além do diretor técnico do Projeto “Bahia Segura” e diretor de Planejamento de Projetos da Superintendência de Gestão Integrada de Ação Policial da SSP (Siap), coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, e do diretor de Tecnologia da Informação da SSP, Egberto Lemos, participaram da apresentação do Sigip, o superintendente de Gestão Tecnológica Organizacional da SSP, Roberto Simões, o vice-presidente de Serviços Profissionais da SAG na Alemanha, Arno Theiss, a gerente de projeto da SAG no Brasil, Cláudia Porciúncula, e o diretor do Stelecom, delegado Edemilson Nunes.