A importância do papel da ciência na vida cotidiana será mostrada aos baianos em 39 eventos gratuitos. Essas atividades serão realizadas entre os dias 1º e 7 de outubro, quando acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na Bahia, os eventos estão sendo realizados com os recursos da chamada pública aberta no último mês de agosto pela Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e Secti – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O apoio financeiro chegou aos R$ 106 mil, que foram destinados a 19 instituições, entre universidades, escolas, associações e centros de pesquisa. Este ano, a chamada recebeu 91 propostas, número três vezes superior ao do ano passado. A lista completa dos projetos apoiados está disponível no site da Fapesb: www.fapesb.ba.gov.br.

Segundo o diretor científico da Fapesb, Robert Verhine, “ao avaliar os projetos, demos atenção especial às atividades realizadas no interior. Essa postura se insere numa política maior da Fapesb de apoiar o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia em todo o estado, não ficando restrito a capital”. Como resultado dessa política, aproximadamente, 70% dos projetos apoiados são do interior.

Educação ambiental – Entre as propostas contempladas está o de Isa Cerdeira, professora de Matemática da Escola Estadual Alfredo Magalhães, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O objetivo do evento é trabalhar a educação ambiental junto aos 300 alunos da escola e a comunidade do entorno, que inclui os moradores do Vale das Pedrinhas. Na oportunidade, os participantes vão poder construir pufes feitos a partir de garrafas pet, cestos de papel de jornal e porta-retratos de papelão.

Outro evento apoiado pela chamada pública será realizado na Escola Agrotécnica Federal de Catu. O objetivo é divulgar entre a população do município e cidades próximas as técnicas de criação e manejo de abelhas sem ferrão. Os visitantes assistirão a um vídeo sobre o assunto, receberão material impresso e terão a oportunidade de ver de perto espécies de colônias de abelhas.