Alef da Rosa, 13 anos, sempre foi à Expofeira, exposição agropecuária que está na sua trigésima segunda edição, em Feira de Santana, mas, pela primeira vez, no evento, teve acesso à internet. Um Centro Digital de Cidadania (CDC) foi instalado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia para garantir aos visitantes navegar gratuitamente no mundo da informática. O estande da Secti também conta com uma exposição sobre o biodiesel.
Alef não tem computador em casa e só havia navegado pela internet em lan houses, por tempo restrito porque o acesso é pago. “Achei ótimo o stand e muito legal poder ficar aqui na internet”, afirmou, durante o primeiro dia da exposição. O objetivo do CDC é fornecer acesso à internet e às ferramentas de informática para a população, empresários e pecuaristas durante o evento, que vai até o próximo domingo, no Parque João Martins da Silva.
No estado existem 362 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) funcionando em 268 municípios. Na abertura oficial do evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, afirmou que “este ano ainda serão instalados 200 CDCs, com o objetivo de expandir o acesso da população baiana ao mundo da informática”. Além do acesso gratuito à internet, o CDC disponibiliza um pacote de softwares livres com ferramentas de escritório, a exemplo de planilha eletrônica e editores de texto e imagem.
No evento, mesmo quem não costuma acessar a internet com regularidade, freqüentou o CDC. Manoel Carlos, 31, operador de produção, achou excelente o stand da Secti om o CDC. “Achei a iniciativa válida, sobretudo para quem não tem acesso a computador e internet”, afirmou Manoel, que aproveitou a oportunidade para manter contato com o irmão, que mora em outro estado.
No stand da Secti, os visitantes também podem conhecer melhor o combustível que está atraindo a atenção de todo o mundo para o Brasil, o biodiesel, produzido, principalmente, a partir de óleos vegetais e menos poluente para o meio ambiente do que o diesel fóssil. A exposição conta com amostras do biocombustível e de sementes das quais é extraído o óleo, a exemplo de mamona, dendê e girassol. O objetivo desta ação é divulgar o Programa de Biodiesel da Bahia, que vem atuando na atração de empresas, no fortalecimento da agricultura familiar e na ampliação da base laboratorial para estudo e produção do biodiesel.