Na Bahia, as pessoas que optarem por entregar a declaração de isento do imposto de renda via internet podem fazer em qualquer um dos 362 centros digitais de cidadania (CDCs), presentes em diversos municípios baianos. Na capital, são mais de 30 destes centros que disponibilizam acesso gratuito à internet através de banda larga, dentre outros serviços.
As declarações devem ser entregues até o dia 30 de novembro por todos os contribuintes que tiveram, em 2006, rendimentos tributáveis de até R$ 14.992,32. De acordo com informações da Receita Federal, 64 milhões de pessoas devem fazer a declaração este ano em todo o Brasil.
Além da internet, as declarações podem ser feitas nas agências do Banco do Brasil, do Banco Popular do Brasil e da Caixa Aqui, Lotéricas e nos Correios. O contribuinte que não entregá-la por um ano fica com o CPF na situação "pendente de regularização". Caso deixe de declarar por dois anos, o CPF é suspenso.
Para fazer a declaração em um dos CDCs, a pessoa precisa se cadastrar no Programa de Inclusão Sócio-Digital do Estado da Bahia, que é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O cadastro é gratuito, pode ser feito em qualquer um dos centros e leva apenas alguns minutos. Uma vez cadastrada, a pessoa pode usar qualquer um dos CDCs do programa. O endereço de todos os CDCs pode ser conferido no site www.cidadaniadigital.ba.gov.br.