Às vésperas do lançamento de um novo pacote de subvenção de R$ 450 milhões para projetos inovadores em áreas estratégicas, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luís Fernandes, esteve em Salvador e recomendou aos empresários baianos do setor que se habilitem ao financiamento.
Divulgado informalmente, durante a palestra Inovação e Pesquisas nas Empresas, no auditório do Senai/Cimatec, quinta-feira (30), o pacote de subvenção econômica foi anunciado sexta-feira (31), por Fernandes, na sede da Finep, no Rio de Janeiro. Em Salvador, ele informou que o órgão vai investir mais de R$ 22 milhões em projetos de inovação até o fim do ano.
“A Bahia não pode ficar de fora desses investimentos. Todos os interessados precisam ser estimulados a disputar o financiamento”, disse Fernandes, dirigindo-se ao presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Jorge Lins Freire, em palestra sobre inovação nas empresas, promovida como parte das comemorações do sexto aniversário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Segundo Fernandes, a Bahia tem um bom motivo para disputar uma fatia do financiamento, porque o Governo do Estado, por meio da Secti, vem desenvolvendo o Programa Baiano de Produção e Uso do Biodiesel (PBPB).
O biodiesel é uma das áreas estratégicas escolhidas para a nova subvenção da Finep, ao lado de equipamentos de acesso à TV digital e remédios para hanseníase e tuberculose. Também poderão ser contemplados com os recursos os setores da construção civil e da fruticultura.