As empresas de processamento de dados Prodeb (do estado da Bahia), Prodasal (do município de Salvador) e Serpro (Serviço Federal) firmaram convênio para a troca de conhecimentos e experiências que resultem em soluções para a modernização e desenvolvimento tecnológico da administração pública nas três esferas, no período de dois anos. A assinatura aconteceu na cerimônia de abertura III Seminário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Salvador, no Centro Cultural da Câmara Municipal.
O coordenador de responsabilidade social e cidadania do Serpro, Dilson José dos Santos, informou que a troca de conhecimentos e a cooperação são as diretrizes de todas as instituições públicas e que na área de tecnologia esse intercâmbio é fundamental para a universalização da informação e da comunicação e para a efetivação das ações governamentais.
Elias de Oliveira Sampaio, diretor de relações institucionais e atendimento da Prodeb, ressaltou que a empresa está passando por uma reestruturação e que nesta nova forma de operar, não só pretende oferecer melhores serviços, mas também tem buscado estabelecer parcerias com outras instituições de maneira a encontrar soluções colaborativas e interagir mais diretamente nas políticas públicas.
Segundo Napoleão Lemos, presidente da Prodasal, as três instituições poderão contribuir muito com o avanço da tecnologia para o uso da administração pública. “Podemos trabalhar em conjunto para o desenvolvimento e implantação de soluções e softwares, inclusive os de código aberto, que poderão diminuir o custo e trazer benefícios para o Governo Federal, para o Estado da Bahia e para Salvador”.
O convênio prevê a realização de atividades conjuntas que atendam aos programas, projetos e atividades de interesse comum às respectivas administrações, por meio da realização de eventos, seminários, encontros técnicos, estudos e debates.
O seminário que reúne gestores públicos e especialistas de vários estados do Brasil tem como tema central “Governo e cidadania – informação ao alcance da população”. Em parceria com a TVE, o seminário está sendo transmitido ao vivo pela internet no site da Prodasal www.prodasal.ba.gov.br e no Portal Salvador www.salvador.ba.gov.br. Os internautas poderão participar enviando questões através do site em tempo real.