Pela primeira vez na sua história a Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe debateu ações ligadas a ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A sessão especial, realizada ontem (12), contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, que expôs os principais projetos ligados à sua pasta para uma plenária composta por representantes sindicais e de associações, secretários municipais, diretores e alunos de escolas do ensino médio.
O secretário afirmou que é necessário que a sociedade compreenda que a ciência e a tecnologia estão presentes na vida de todos. “Antes da nossa gestão, a secretaria apenas dialogava com a academia e algumas empresas. Agora estamos popularizando e interiorizando nossas ações, mas para que isso aconteça de forma mais eficiente é preciso que a população passe a apresentar demandas para a área”, disse.
Ferreira sugeriu que os vereadores busquem uma maior aproximação com as universidades, para que os pesquisadores passem a direcionar seus projetos para solucionar os problemas locais. “A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) possui um edital específico para o semi-árido para criar soluções inovadoras que tenham como objetivo a melhoria das condições de vida da população nessa região”, destacou.